quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

COLUNA JUVENTUDE TEM VOZ - Todo fim-de-semana no Jornal Domingo dos Lagos


Beija-Flores e Abissínias
O Carnaval apontando caminhos para a Cabo Frio de 2008

Publicado no Jornal Domingo dos Lagos, em 09/10 de fevereiro de 2008

Passado o Carnaval, começa verdadeiramente nosso promissor ano de 2008. A julgar pelos resultados deste carnaval, nos parece interessante refletir sobre os dois caminhos que nossa cidade pode tomar neste ano que dispara na louca corrida do tempo a partir dessa semana: O caminho da Beija-Flor, campeã do Carnaval Carioca, ou o caminho da Antiga Abissínia, campeã do Carnaval Cabofriense.

O caminho da Beija-Flor é o caminho da mesmice, da não-mudança, da suspeição e da desconfiança pública, embora seja também um caminho de beleza e de grandiosidade. Será que queremos uma cidade rica, grandiosa, com praças alegóricas e avenidas de enredo, ao mesmo tempo que fechamos os olhos para as origens e destinos das subvenções ? Foi dito que o título da Beija-Flor deste ano lavou a alma das suspeitas do título de 2007. Como? Os mesmos indivíduos acusados de corrupção no ano passado permanecem na Diretoria (Anísio Abraão, Laíla, entre outros), logo, não há justificativa para frear a desconfiança. Em Cabo Frio, pelo menos a Diretoria da Agremiação mudou, mas alguns problemas e métodos continuam os mesmos. O caminho da Beija-Flor é o caminho da manutenção de um padrão de carnaval: O estilo Rosa Magalhães (Mocidade), por exemplo, parece superado, mas será que o estilo Alexandre Louzada (Beija-Flor) também já não está enjoando? Não será interessante um retorno a um estilo Joãosinho Trinta, talvez com Paulo Barros (Viradouro), guardadas as devidas diferenças? E nós, nesta Avenida colorida, queremos o mesmo estilo dos últimos anos para o “desfile” da nossa cidade em 2008?
O caminho da Antiga Abissínia é o caminho da surpresa, da superação, da garra, da comunidade, da raça, do desafiar as elites do carnaval, do peitar a mesmice, do enfrentar o previsível. Num Carnaval onde Império de Cabo Frio e Em Cima da Hora eram citadas como as candidatas ao título, por seus desfiles ricos e luxuosos, aparece a Escola da Vila Nova, com sua Comunidade guerreira e leva o título. Não seria esse o melhor caminho para nossa cidade? Quebrar o protocolo de grupos políticos que dominam nossa apuração há anos e enfrentar a previsibilidade das notas 10 dos nossos jurados seria um caminho de mais fidelidade à garra dos nossos “foliões”. Uma educação reduzida de inchaço contratual e dotada de um currículo de vanguarda, com adereços de modernidade e participação pedagógica: Esse seria um desfile campeão! Ao invés das grandes estruturas financeiras de Universidade Particulares para ganhar um rico carnaval, porque não surpreender e investir na força das Universidade Públicas, voltadas para a comunidade, como fez a Antiga Abissínia neste Carnaval?

Com todo o respeito à Escola de Nilópolis e seu povo, sofrido e amante de sua Agremiação, queremos o caminho da Beija-Flor ou da Antiga Abissínia para o Carnaval que será este ano? Muita gente nem acompanhou a apuração do Rio deste ano por causa da previsibilidade de vitória da Escola Nilopolitana. Para estas pessoas, o recado da Abissínia: Confiança! Nem sempre o poder financeiro prevalece, um dia ele cai! De prova esta a Agremiação da Vila Nova com sua comunidade... e que essa esperança e o exemplo abissiniano contagiem nosso desânimo com a sociedade, com a política, com a religião e com as relações humanas. Escolhamos bem nosso caminho em 2008, para que não nos arrependamos no momento da apuração. Eu já fiz minha escolha e acredito no Samba da Abissínia deste ano: “Se a canoa não virar, a Abissínia chega lá...”

Um comentário:

Linasolopoesie disse...

GOOD NIGHT AND DREAMS DORO! BUT '

Do not enclose the dream
Inside a box
To pull out when you go
Slowly because
It will stifle
And soon svanirà ...

Free to let it fly,
Left drag
And not resistance,
Imbued with dream
Everywhere,
At any time ...

Become TU dream
And the dream will become TE!
And 'only in that way
It becomes reality.
A hug to all of your dreams .... Free to fly in this space !!!!!!

LINA